
Com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da FINEP/FAPESPA a Editora Paka-Tatu tem contribuído com o desenvolvimento de uma nova geração livros
didáticos e paradidáticos digitais de alta interatividade. Segundo Danilo T. Alves, coordenador do projeto, bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, o foco principal é o uso de tecnologias de informação para criar materiais que contribuam com a melhoraria da educação nas séries iniciais do Ensino Fundamental.
Assim surgiu a “Coleção O Sapinho Guloso”, que é formada por 62 livros paradidáticos digitais interativos voltados para Língua Portuguesa e Matemática (alfabetização, letramento e numeramento). A coleção tem como público-alvo o primeiro ano do Ensino Fundamental.
Todos os livros apresentam recurso de leitura sincronizada, importante recurso para crianças em fase de alfabetização, com as palavras escritas e podem ser instalados em qualquer computador ou dispositivo, com qualquer sistema operacional (incluindo Linux, usualmente adotado nas escolas públicas) e sem requerer conexão à internet.
Saiba mais em: Sapinho Guloso WordPress
A coleção foi contemplada com uma cota de R$ 262 mil para uso em bolsas de fomento tecnológico do programa RHAE.
Outros pesquisadores que fazem parte da equipe:
David W. Couto (bolsista EV-3/CNPQ)
Gabriel S. de Oliveira, Sylvia Calandrini, Lucival Lobato, Breno A. Baena,
Ramayana Ísis Torres Pena, Raimundo Belém de Jesus, Alan Pereira
(contratados com apoio da FINEP/FAPESPA)
Armando Alves (diretor da Editora Paka-Tatu)
Coordenação de Comunicação do CNPq